quarta-feira, 25 de junho de 2008

I drove all night...

O título do post me veio na cabeça quando eu voltava de Santa Cruz do Sul nesse fim de semana. É uma música dos anos... (1 min, let me google it) 80! Mais precisamente 1987 (Thanks Wikipedia!). As versões que eu mais gosto são as do Roy Orbison e a versão dance dessa música. :)
Já era tarde da noite, estrada vazia, bem sinalizada, e eu concentrado na viagem, pois eu vinha "meio" rápido, mas pensando em mil coisas ao mesmo tempo. E é por isso que eu realmente adoro dirigir em estrada. Viajar de carro é algo que faço desde pequeno. E acho que é uma das minhas melhores lembranças da minha infância. E acho que será por toda a vida. :P

Isso influenciou todas as coisas. Temos inúmeras histórias sempre da época que viajávamos. Por exemplo:
1) Quando eu era pequeno e ainda não dirigia, eu ia na janela do lado ou virado pra trás, olhando a Lua e as estrelas no céu, enquando estávamos viajando. E por isso eu hoje sou admirador da Lua e de um céu cheio de estrelas.
2) Um monte de músicas que eu gosto atualmente são músicas que eu ouvia quando viajávamos.
3) Uma vez viajamos eu, meu pai, minha mãe, a irmã da minha mãe (tia) e meu tio, num frio dos diabos, todo mundo encapotado, eu, meu tio e minha tia no banco de trás, com um baita cobertorzão enrolando os 3, e meu tio lendo um livro de terror, chamado "O Fortim", de noite, chuva, relâmpagos, num frio desgraçado. Ele lia com uma vez meio de suspense, dando ênfase nas partes assustadoras, daí às vezes coincidia ele ler uma dessas partes com um relâmpago lá fora... e eu, pequeno na época, ficava todo encolhido, morrendo de medo e de frio... hehehehehehe!
4) Lembro também que descobri ser míope justamente numa estrada. Eu e meu pai vínhamos brincando de ver as placas dos carros ou algo assim e eu lembro que ele via as placas muito antes de mim. Daí ele notou isso e perguntou: "Você não enxerga a placa ainda?" e eu disse: "Não, só quando chegar mais perto" e ele respondeu: "Ihhh... acho que você tem miopia, igual a mim!" :P E algumas placas de carro depois descobrimos que realmente eu tinha miopia. :(
5) Ou quando tomei "birra" de caramelo, justamente por ter passado mal em uma das nossas viagens. Tudo bem que eu tinha comido toneladas de caramelo, né? Mas até hoje, só se for aquele caramelo da Embaré, sabe? O quadradinho meio cor de doce de leite? Esse sim, o resto "No Thanks!" :P
6) Ou o mega-engarrafamento que pegamos indo pra Bahia (acho que foi na mesma viagem da história do "Fortim". Cara, parecia cena de filme, aqueles que falam sobre o fim dos tempos. Todos os carros parados, motor desligado, motoristas fora do carro, conversando, trocando informações, tentando descobrir o porquê. E meu tio, desceu do carro, foi caminhando até lá embaixo (era uma parte da estrada em descida) até a imagem dele ficar bem pequininha, ao longe, e um bom tempo depois ele volta e fala: "É... vamos passar um bom tempo parados, a coisa lá embaixo foi feia, uma carreta tá fechando toda a pista...". E eu pensei: "Putz, me fu...(piii). Tow passando mal pra caramba, e esse engarrafamento todo sem previsão pra andar?! E agora?". O resto da história, é melhor eu não contar nesse horário do almoço... hahahahaha... mas quem tava lá sabe! :P

Poderia seguir aqui falando sobre mil histórias, mas acho que já deu pra entender que eu sou fã de viajar de carro né?
Então, continuando... as estradas do Rio Grande do Sul são boas pra quem curte viagens. O asfalto é relativamente bom e as curvas são de raio longo. Ou seja, não são curvas fechadas e dá pra fazer praticamente na velocidade que você vem na reta - claro que depende do carro em que você está e da velocidade na reta.
Aproveitei o momento para vir refletindo sobre tudo. Senti falta de algumas coisas, fiz planos pro futuro, analisei o passado. Enfim, fiz um retrospecto geral, afinal, foram 1h e 30min completamente em silêncio, só dirigindo, pensando e ouvindo música. E por isso mesmo, achei a viagem sensacional!!!

Obs1: Gastei esse tempo por causa da "maldita" fiscalização eletrônica - foram mais de 6!!! até lá e do pedágio. Isso estraga qualquer média de viagem... mas tudo bem, os momentos em que passei "flat" compensaram isso.
Obs2: Flat é um termo do automobilismo para indicar "de pé embaixo" ou seja, na acelaração máxima.
Obs3: Claro, eu tava "flat" porque era um carro 1.0 né? :(

Fora isso, o fim de semana: Recheado de automobilismo!

Sábado: Vi StockCar E treino da F1. Show!!! (vejam bem que coisa boa: StockCar & F1! A Globo ganhou alguns pontinhos no meu conceito). Assisti tudo de manhã, aluguei um carro e me mandei pra Santa Cruz do Sul pra encontrar um amigo meu que trabalha na Stock.
Domingo: Teve F1 de manhã, FIndy de tarde e Nascar de noite. Além de ter assistido um DVD de corridas de kart do meu amigo Júnior! Fui na casa dele ver o capacete novo, e assistir ao video da corrida que ele ganhou! Parabéns Júnior!!! Detalhe: Ele ganhou a corrida usando o meu capacete emprestado, pois o novo dele ainda não estava pronto. Será que deu sorte? ;)

See ya!

Alex R.

Essa é das antigas, mas a foto ficou tri boa! :)
Esse é o livro que eu comentei. Nossa... nem lembrava mais da capa... acho que essa viagem foi feita em 1987 por aí. Nem lembro mais. Vou pedir pro meu tio confirmar! :D

Taí o novo capacete do Júnior! Cara, te desejo muita sorte na nova fase...
Nem vem querer comprar o meu capacete hein? :P

Um comentário:

Unknown disse...

Gde Lé
Vc não teve uma alucinação ou imaginou coisas..... foi verdade.... todas as viagens citadas! Gde memória! O Fortim é heavy, brother! Já li coisas mais pesadas, tipo "The Thing" do Stephen King, mas este livro que vc citou foi mto bom. Quanto a aquela viagem, realmente ela estava congelante. Acho que chegou a zero grau ou perto disso. Foi brabo! Qto á viagem prá Bahia, aquela foi uma odisséia. Seu pai parou no trevo da Br 101, na Polícia Rodoviária no acesso prá Itaparica e perguntou com estava o tráfego via Itaparica (balsa) prá Salvador e o guarda disse que tava blz. Nós íamos economizar uns 90 km. Só que tava tudo travado. Foram +- 5 horas de atraso. Chegamos em Salvador de madruagada. Doideira. Só que naquele tempo vc era criancinha e nós éramos jovens. Daí tdo foi tranquilo. (Vc realmente tava passando mal). Gde abraço, cara! P.S. As pizzas continuam por aqui recheadas de champignons, tomates secos, queijos finos etc, etc. Falta vc e a sua família.