quarta-feira, 2 de julho de 2008

Facing the Giants

O título do post se refere ao filme que assisti no Domingo à noite. Por ter gostado muito e achar que ele merece um destaque no blog, resolvi fazer um post separado.

"Facing the Giants" (ou "Enfrentanto os Gigantes", em português... :S) faz um trocadilho com o nome do time de futebol americano mais forte do campeonato estadual. Podemos entender nas entrelinhas que "Facing the Giants" significa enfrentar as suas grandes dificuldades. É um daqueles filmes que mostram a superação, a força de vontade, a determinação e tudo aquilo que nos impulsiona a conseguir algo, aparentemente, muito difícil de ser conseguido.

O filme, entretanto, tem um foco mais voltado para o lado religioso. Vim a descobrir posteriormente (após minhas pesquisas no Google) que o filme foi feito por pessoas ligadas à Igreja Cristã e que a própria entidade financiou o filme, após enxergar no cinema uma oportunidade de disseminar os ideiais cristãos. O que explica a linha seguida pelo filme. Além disso, o orçamento do filme foi baixo e os atores não eram conhecidos - até porque, alguns eram pessoas comuns (a própria esposa do treinador no filme, é realmente a esposa do treinador na vida real), ou os próprios integrantes da Igreja, ou verdadeiros jogadores de futebol americano, mas o filme, na minha opinião, é inspirador. Logo, ele cumpre a sua missão! :D

Relevando um pouco a parte religiosa (assim como fiz no filme "O Segredo"), consegue-se tirar boas lições do filme. É realmente bem inspirador. E descobri mais: o mesmo diretor já tinha um filme produzido (Flywheels). E em breve eles irão lançar mais um, chamado: Fireproof! Assisti o trailer e gostei bastante. Até porque, eu adoro filme com fogo, bombeiros e etc (pra quem também gosta, fica a dica de assistir: "Backdraft" (ou "Cortina de fogo") e "Ladder 49" (ou "Brigada 49").

Abaixo, o link pro trailer do filme: Facing the Giants - Trailer

Pra quem não pretende ver o filme, pode ver uma das partes mais emocionantes, onde o exemplo de superação estimula todo o time. O video não tem legendas e os diálogos são bem complicados de entender por causa do sotaque deles. Por isso recomendo ver o filme, mas se você num for assistir mesmo, então veja em: Facing the Giants - Give me your best!

Outra parte que eu gostei bastante e que fez muito sentido pra mim foi sobre uma estória contada: Dois fazendeiros, num período de extrema seca nas plantações e no auge do desespero, decidiram pedir ajuda à Deus. Eles rezavam e rezavam sem parar. Um deles entretanto, além de rezar, decidiu começar a preparar a terrar para a "possível" chuva, enquanto o outro nada fez, apenas rezou. E o homem que contava a estória perguntou para o ouvinte: Qual deles acreditou que a chuva viria? O ouvinte respondeu: Para o que se preparou para a chuva. O homem pergunta novamente: Qual deles você é? E por fim, ele conclui: Deus mandou a chuva quando ele estava preparado. Você precisa preparar o seu campo, para recebê-la.

Eu estou preparando o meu campo... e você? ;)

Alex R.

P.S.: Quem quiser ver a estória da chuva na íntegra, clique aqui: Pray for rain!
"Never Give Up! Never Back Down! Never Lose Faith!" - Boa frase!!! ;)

Um comentário:

miss_lioncourt disse...

hmmm nao conhecia teu lado critico de cinema mas enfim, todo mundo tem um...bacana o filme, pelo que eu vi tem uma fotografia bem interessante. Engracado que agora, como estudante de cinema, fica bem mais dificil falar sobre um filme, mas gosto de ouvir o qu os outros pensam a respeito afinal, historias sao metaforas para vida como diria Robert Mckee.
gostei. beijos