segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Segunda de manhã = Automobilismo


Segunda-feira de manhã, dia de comentar sobre o fim de semana de muita velocidade! E eu digo muita velocidade literalmente, afinal, a BMW registrou no “speed trap” (pros leigos: é um ponto onde se instala um radar pra detectar a que velocidade os carros passam) a incrível e “deliciosa” marca de 349,6 Km/h!!! :D Que maravilha... queria estar lá (Não! Não é assistindo! É dentro do carro! Correndo... hehehehe).

Então, esse também foi um final de semana atípico sob o ponto de vista que houve uma corrida no sábado! A StockCar se antecipou e proporcionou um sábado bem legal, com direito a “dose dupla”: Treino da F1 e Corrida da Stock!

No treino, torci para o Kimi (lógico!) mas quando vi que ele não poderia fazer a pole, imediatamente comecei o coro: “Alonso! Alonso!”. É, isso aí, na falta de Kimi, sou Alonso!

Vou comentar um pouco sobre isso... Vou explicar porque torço pro Alonso atualmente. Qualquer um que me conhece sabe que sou torcedor declarado do Raikkonen por causa das muitas coisas que vejo nele, mas que não vou citar agora pra não ficar escrevendo e perder o foco. Porém reconheço que em termos de campeonato o Kimi tem poucas chances. Tem chances, mas num acho que sejam o suficiente pra fazer a gente acreditar que ele pode ser campeão, ainda mais com uma McLaren que não quebra e é, na minha opinião, o melhor carro da F1 2007.Então, tirando o Kimi sobram os outros 3 integrantes do G4: Alonso, Hamilton e Massa. Destes, descarto o Massa (não me odeiem, é a minha opinião, o meu sentimento) pois o Galvão Bueno e todas as outras pessoas que defendem fervorosamente ele, conseguiram me fazer criar uma antipatia tal pelo cara, que não consigo (tentei, mas não consigo) torcer por ele. E fora que acho que ele é muito bom piloto, mais ainda não o melhor piloto do mundo. Logo, sobra Hamilton e Alonso. Destes dois, concordo que o Hamilton é um fenômeno e por esse motivo, tenho certeza que ele pode ficar sem o campeonato desse ano que não lhe fará falta. Se a McLaren continuar no topo, ele será, certamente, várias vezes campeão. Com isso, apesar de ainda achar o Alonso meio arrogante, aprendi a valorizar o cara. Ele é muito esforçado, dedicado e já se mostrou excelente acertador de carros. Assim como excelente piloto. Meio malandrinho, meio mimado, meio birrento, meio obcecado, meio arrogante, além de saber ser rápido, saber ser paciente quando num dá pra ir melhor, etc. Acho que isso sim, são características que compõem um campeão do mundo. E acho que tri-campeão é um status merecido pra ele. Além do mais, admiro ainda mais os méritos dele, ao sair da Renault, uma equipe bicampeã, e ir para McLaren e ser campeão (se tudo se confirmar). Prova que ele é bom mesmo, e não era “a equipe” ou “o carro”. :P Sem falar que se ele for campeão, vai ter conseguido uma “virada” no campeonato, pois até o momento, o líder tem sido Hamilton.

Sobre a corrida em si: Torci muito pela estratégia do Kimi... mas num dava... a McLaren dominou, e o Alonso “sobrou” na corrida.

Fora isso, parabéns pela “vitória” de Nick Heidfeld na “segunda corrida”. É! Porque uma coisa é a corrida dos pilotos do G4 (Grupo formando por Alonso, Hamilton, Raikkonen e Massa) e outra coisa é a corrida totalmente à parte do resto do povo... Nessa, o Heidfeld foi o “vencerdor” :P

Ok, agora StockCar: Corrida legal, com início empolgante, um pouco de sorte de Cacá Bueno. Sorte essa que foi devidamente reconhecida por ele, quando o repórter o perguntou: “Qual foi o fator decisivo para essa sua vitória?” e ele foi muito sincero e justo ao dizer: “Sem sombra de dúvidas, a falta de sorte do Pedro Gomes, que abandonou a prova com problemas no pneu. Ele liderava tranqüilo, e eu não conseguiria alcançá-lo... uma pena... essa corrida seria dele (...)”. Achei bonito isso. O Cacá sempre foi um cara polêmico, porque diz o que pensa. E eu gosto disso. Torço para que ele consiga o Bi-Campeonato. Merecido, afinal, ele foi 3 vezes vice. :(

Ainda sobre StockCar... foi uma VERGONHA a desclassificação do José Cordova por ter violado um lacre do motor, retrabalhando uma peça e conseguindo com isso, vantagem estimada em quase 25 cavalos a mais de potência no motor. Todos estão indignados com esse fato. Prova disso foi a multa que lhe foi aplicada: R$ 85.000,00 (Oitenta e Cinco Mil Reais)... :O
E olha que teve gente que queria mais punição... Concordo. Acho que não precisaria nem ser mais dinheiro, poderia ser suspensão de algumas provas. Os mais radicais, falam em exclusão do campeonato. Imagino a frustração de todos, se “matando” pra conseguir um tempinho aqui e ali e vem um cara com um “motorzão” e bota tempo neles.
E se não me falha a memória, não é a primeira vez que ele é pego em situações “irregulares”. :P Tanto na Stock quanto na Clio.

Pra finalizar, impressionante o “volume” do grid da StockCar. São 51 carros disputando 38 vagas... coisa rara no nosso automobilismo, onde tem que se juntar os pilotos e carros da forma que dá, pra formar um grid “meio cheio”.
E a imagem, e o barulho de 38 carros largando lado a lado, em movimento, é a uma cena linda! Aliás, acho que mais bonito que isso, só os carros da NASCAR (que eu tive o prazer de ver ao vivo) em uma largada lançada em circuito oval. Aquilo foi arrepiante... 50 carros, todos com os parachoques encostando uns no outros, parecendo duas tiras de carros (de tão perto)... os do lado de dentro e os do lado de fora.... Uma imagem que guardo até hoje em minhas lembranças! Sensacional!

Grande Abraço!

Alex R.

P.S.: Vou me aventurar num esporte que tenho pouco conhecimento (Futebol!), e dar pequenos pitaquinhos... 1) Grêmio. Poxa, perdeu de novo... mas o adversário era forte. Vamos ver se consegue melhorar, vencer mais e entrar pra Libertadores, tow torcendo. 2) Nense!!! Nense!!! O Fluzão ganhou e me deixou feliz! :D

Nenhum comentário: