segunda-feira, 14 de abril de 2008

Imposto de Renda

Fazer a declaração do Imposto de Renda sempre é uma aventura pra mim. Primeiro porque na minha visão de tester, eu sempre acho bugs (apesar de que nesse programa num é nada difícil, qualquer um consegue!). Segundo porque esse ano eles inventaram que o cara vai ser obrigado a entrar com o número do recido da declaração anterior.

E é aí que o bicho pega. :( Eu num guardo essas coisas (tá, eu sei que deveria, mas num guardo!). E dessa vez eu quase dancei... :P

Procurei no meu computador, mas eu já tinha dado "fim" nesse recibo. Daí resolver procurar no site da Receita Federal. Foi um "perrengue". Quase num consegui.
Mas, depois de navegar por páginas obscuras. Sim, obscuras, pois tem determinadas páginas que não são acessadas através de menus. Elas são acessadas a partir de um "clique aqui" que existe numa outra página.

E foi assim que, depois de uma longa procura, um pouco de desespero, muita impaciência e quase já conformado com o "me fudi", eu encontrei! :D
Mas deu trabalho. Aí vai a "receita" (trocadilho!:P) pra você num sofrer como eu:

1) Acesse o "Fale Conosco" -> DIRPF 2008
2) Aí clique no link: IRPF 2008 - Impressão do Recibo de Entrega e da Declaração
3) Uma nova tela será aberta (hummm... novidade!)
4) Procure o item "1- CONSULTA AO NÚMERO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO IRPF 2007", lá no fim da frase tem um 'Clique Aqui'.
5) Clique nele, e em um outra tela (mais uma!!!??) aparece a tela pra pesquisar.
6) Ou pule tudo isso e acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/EmissaoRecibo/consulta.asp

Daí você se pergunta, pq eu num conseguia chegar nessa tela? Ou, pq essa tela num é a primeira? :P

Seria tão bem mais fácil se esse link viesse dentro do programa!!! :(
Ou seja, na hora da declaração, tu olha o campo e... "Bah! Num sei isso". Daí bem ali do lado poderia ter um link escrito: "Clique aqui para obter o número do recibo da declaração anterior"
Tri Simples!!! Concorda? =]

Alex R.

P.S.1: Ah, e pra completar, o programa que envia é "outro", vc tem que baixar também.
P.S.2: Ok, baixei, mas ele num conseguiu transmitir... que saco! Sigo na tentativa.

Um comentário:

Drika Bruzza disse...

Eu pago 20 reais, mas não faço. SEMPRE cago alguma coisa... tipo... coisas que eu não sei e nem quero saber fazer. Sempre espero ter 20 reais ou alguém que me empreste 20 reais pra poder pagar um cara pra fazer. No meu caso, é o "seu Raul" que cuida disso já há dois anos.
Por 20 reais ele descobre links e muito mais ;)

hehe :P

Beijo :*