quinta-feira, 2 de agosto de 2007

1 Fósforo


Olá!
Hoje resolvi “quebrar” todas as estatísticas e tendências que apontavam como quase certeza absoluta que eu iria pedir uma pizza à noite. Ok, eu IA pedir... mas como estava chovendo hoje na hora do almoço, resolvi pedir uma (o quê? advinhe!) pizza para almoçar com a Drika. A pizza demorou pra caramba e hoje aprendi que quando chove em Porto Alegre, todas as entregas atrasam. :( Eu sei disso porque enquanto esperava o MALDITO do motoqueiro chegar, eu assisti a outras dezenas (!!!) (isso mesmo! dezenas!) de pizzas e outras comidas serem entregues na Dell. Aliás, deu pra perceber que o povo de lá é assim, choveu = comida delivery. Bah! Que monte de motoqueiros eu vi passarem por lá hoje.

Enfim, vamos voltar a história de hoje: Agora de noite continua chovendo e tá até um pouquinho frio - voltando do trabalho, fiz fumacinha com a boca depois de um bom tempo sem... :( daí enrolei pra tomar banho, tomei e resolvi comer alguma coisa. Me lembrei que tinha ganho de “presente” alguns Miojos (e outras “cositas más”) e decidi fazer um macarrãozinho pra mim. E então fui para a cozinha, para minha primeira aventura aqui na pensão.

Primeiro tive que procurar onde ficavam as panelas, depois tive que lavar uma maldita qualquer (mesmo estando no armário sempre é bom passar uma “aguinha”). Daí me preparei todo, todo feliz ou “faceiro” (sorridente) como eles dizem por aqui. Porém... ao abrir a caixinha de fósforo, tive uma ingrata surpresa... VAZIA!!! Mantive a calma e pensei: “Ah, tudo bem! Na outra cozinha tem”... Caminhei até lá e de longe avistei uma caixinha de fósforo. E pensei novamente: “Viu? Tudo sob controle”. Cheguei lá, peguei a caixinha... “Hummm... ela tá meio leve...”. Abri e quase falei um: PQP!!! Só tinha 1!!!!!!!!
Bah! Que merda... eu que num sou muito bom de fogão, geralmente gastava uns 2 ou 3 até conseguir acender o fogão. E comecei a pensar: “E agoooora José???”. Eram 22:15, num tinha ninguém lá fora (por causa da chuva e do frio) pra me ajudar e a casa dos donos da pensão já estava fechada. Todos estavam em seus quartos, dormindo ou quase isso... :(

Bem... sem muito o que fazer, agora era eu e o único palito. Ok, resolvi aceitar o meu desafio. E me lembrei de um fundamento muito importante retirado do automobilismo, das minhas corridas: concentração. Uma pessoa devidamente concentrada tem muito mais chances de conseguir sucesso no que for fazer. Fiz o que faço no carro, ensaiei mentalmente os meus passos, imaginei as situações, conferi tudo o que precisava... nesse caso específico, conferi se o gás tava ok, olhei a tabelinha do fogão para ver se eu ia abrir o gás da boca correta, olhei o fósforo, analisei a parte da caixinha que faz o fogo, pensei nos meus movimentos e etc. Enfim! Fiz uma simulação completa. Daí me concentrei no que ia fazer. Me controlei o suficiente para fazer os movimentos corretos, de forma sutil (porque nem sempre eu sou muito sutil) e assim iniciei o processo: Risquei o fósforo (“OK! Fase 1 concluída com sucesso!), abri o gás na boca correta (“OK! Fase 2 concluída com sucesso!”), agora, a fase mais complexa (pra mim!), aproximar o palito na boca do fogão sem me queimar, sem levar susto e apagar o ÚNICO MALDITO palito que tinha. E esse é aquele momento em que se fosse num filme, a cena ficaria em câmera lenta, o silêncio prevaleceria (ou então poderiam-se ouvir tambores de suspense ou qualquer coisa do tipo que deixe os espectadores aflitos). Ok Ok... depois desse um breve suspense... Acendi!!!
Tudo certinho, dentro do previsto, conforme o ensaiado! :D
É tão bom você se preparar para algo e conseguir ter sucesso... foi como uma vitória pra mim! :P Aí depois disso foi só curtir o meu Miojo...

Comi tudo (sem cortar!) enquanto pensava no sucesso de ter conseguido acender o fogão com apenas 1 palito. E o pior, era o ÚNICO, logo eu não podia me “dar ao luxo” de errar. Que legal!


See ya...

Alex R.

Um comentário:

Drika Bruzza disse...

Entre muitas coisas que eu não consigo fazer numa cozinha (tipo manias mesmo) algumas delas estão relacionadas aos fósforos. Malditos! Ou eu abro a caixa de cabeça pra baixo e os desgraçados se espalham pela cozinha toda ou o que sobrou está molhado, ou eu molho, é um inferno. Depois disso vem o meu pânico do "TSZT" do acendimento automático que me dá cada cagaço homérico. Ou é boca que escapa gás, ou é válvula disso e daquilo, fogão é um bicho pior que a geladeira ainda. Isso que a geladeira ainda vai ser coadjuvante de meu testes sobre a tal lampadinha que fica lá dentro... ela apaga quando fecha a porta? Alguém pensou em fazer uma geladeira com porta de acrílico pra testar? Quem contou que apaga? A manteiga, o iogurte? Bom, no mais, a fauna que se forma dentro de uma geladeira é algo transcedental. Convivem ali repolhos e vinagres, restos em mil potinhos e muito fungo, leite, couve-flor e margarina, patê, aquela meia cebola, meio alho, a gema do ovo num potinho separado. Impressionante.
Tá, agora tu tá vindo me buscar e eu tenho que te encontrar na porta, depois continuo o comment!

Beijos!!!