terça-feira, 24 de julho de 2007

Déjà Vu


Déjà vu é uma expressão da língua francesa que significa já visto (literalmente). É uma reacção psicológica, para por vezes tornar um local mais acolhedor, fazendo com que sejam transmitidas ideias de que já se teve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, etc.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9j%C3%A0_vu

Sábado foi véspera de corrida de outra categoria aqui em Tarumã, e por esse motivo, num pude treinar. Assim, aproveitei o sábado para ficar em casa e dar uma “geral” (apesar da preguiça) no quarto, no computador, nos papéis, cuidar dos meus assuntos do automobilismo e etc. Porém, como sempre (e aí de quem diga que não é verdade!), quando se quer fazer algo importante, sempre aparece algo menos importante porém muito mais interessante para se fazer. O que o obriga a escolher em favor do menos importante! (no meu caso, na grande maioria das vezes)
E assim, convidado por um amigo da pensão, deixei de fazer tudo o precisava fazer para ir comer alguma coisa (provavelmente “junk food” :P). Com peso na consciência, por saber que tinha um monte de coisas pra fazer e ia “passear”, resolvi pelo menos levar o meu edredom pra lavar, assim eu poderia dar a desculpa de tipo: “Ah, tudo bem, pelo menos fiz algo útil!”. Decidimos ir no McDonald´s (num falei que ia ser “Junk Food”?!!), mas pedi a ele que passássemos antes no Carrefour, pois eu precisava lavar o meu edredom. Chegando lá, fui conversar com a mulher da lavanderia, pois eu queria deixar lá pra ela lavar e ir comer... (que folga né?). E ela disse que pra entregar no mesmo dia, só se fosse “auto-atendimento” :( E sem saída, aceitei que fosse o maldito do “auto-atendimento” (observação: como eu num tenho muita experiência nisso, no fim das contas, foi quase ela que fez tudo por mim, mas tudo bem...). Como o meu amigo tinha um vôo marcado para o fim da tarde (e já eram quase 16:00), resolvemos ficar por ali mesmo pois teríamos que esperar 30 minutos para lavar e mais 30 minutos para secar. Agora que vocês já estão contextualizados, vamos à história:

Estacionamos, deixei meu edredom lá, marquei os minutos e fomos até a praça de alimentação (a essa altura, meu amigo já tinha recebido a notícia de que não iria mais voar por causa do mau tempo). Escolhi um lugar para comer que aceitasse VR (atualmente, o meu cartão mais valioso!) e me ofereci para pagar algo para ele, já que ele tinha me trazido no Carrefour e tal. Eu disse: “Tu quer alguma coisa cara? Pede aí... eu vou pagar no VR, daí tá tranqüilo!” e ele respondeu: “Ah, já que eu não vou mais voar, acho que vou querer um chopp”.
Ok... escolhi meu almoço, fui no caixa e pedi: - “Moça, eu quero um Filé a La Minuta, um refrigerante de lata e um chopp.”
E ela: - “Chopp médio ou grande?”
Eu olhei pro meu amigo e ele respondeu: - “Grande” e eu disse pra ela: - “Grande”
Daí ela disse: - “13,60. Forma de pagamento?”
E eu respondi: - “VR!”
Depois de esperar um pouco chegou a comida, eu almocei e já era o tempo certo de voltar na lavanderia e trocar da máquina de lavar pra máquina de secar. Fui até a lavanderia, troquei de máquina, olhei pro meu amigo e falei: - “Ainda estou com fome... vamos lá de novo? Te pago outro chopp”. E ele concordou.
Cheguei no caixa, da mesma lanchonete, com a mesma atendente e disse a mesma coisa que antes: - “Moça, eu quero um Filé a La Minuta, um refrigerante de lata e um chopp”.
Ela me olhou com uma cara meio espantada, meio intrigada, meio confusa... e disse com uma cara mais aterrorizada ainda: - “Chopp médio ou grande?”
Uahahahahaha... era como se ela estivesse pensando “eu só posso estar doida, estes mesmos dois caras já estiveram aqui, pediram 1 Filé a La Minuta, 1 refrigerante de lata e 1 chopp. Eu perguntei médio ou grande. Daí se ele responder grande... é porque eu devo estar ficando maluca!!!”.
Eu olhei pro meu amigo e ele respondeu: - “Grande” e eu disse pra ela: - “Grande”. (!!!)
A mulher quase pirou!!! Ficou tri assustada... E eu me divertindo com a situação... E ela devia estar até com medo de falar: “13,60. Forma de pagamento?”.
Foi então que eu olhei pra ela e falei assim: - “Você tá com a impressão de que já viveu isso né?”. E ela mais assustada AINDA respondeu meio gaguejando: - “Si... Sim...”.
Daí eu falei: - “É, a gente esteve aqui há tempinho atrás e pediu exatamente isso!”.
Ela, mais calma, riu e disse: “Ah tá... achei estranho mesmo...”
Paguei com o VR, sentamos na mesma mesa, comi de novo, meu amigo bebeu de novo, levantamos e fomos novamente na lavanderia, dessa vez pra pegar o edredom e ir pra casa (de barriga cheia!)

Dejà vu?

Alex R.

Um comentário:

Marcy disse...

Hahaha...história engraçada messs. Mas deja vu num se limita só essa explicação da wikipedia. Até onde sei existem teorias e teorias e nem Freud explica! :oP